Street Fighter IV: Campeonato da Saraiva

by

Hoje, na Saraiva do shopping Ibirapuera (São Paulo), aconteceram as partidas finais de um campeonato de Street Fighter IV, que marca o lançamento de Street Fighter IV (PC) no Brasil. Aqui, o jogo é distribuído pela Synergex, que organizou o torneio junto à Saraiva.

As duas etapas classificatórias ocorreram nos dia 8 e 15 de agosto, nos shoppings Eldorado e Anália Franco. Destas etapas, 32 jogadores passaram para fase final.

O evento foi realizado numa sala pequena (mas suficiente) escondida nos fundos da livraria, onde até já foram apresentados alguns “pocketshows”. Às 14h as portas da sala se abriram, revelando várias cadeiras apontadas para duas TVs de 32″  — uma ao lado da outra. Entre as TVs, de frente para a platéia ainda inexistente, uma mesa com um notebook, que auxiliaria um dos organizadores a chamar por números de 1 a 32, referentes aos números dos crachás distribuídos aos competidores.

Os competidores foram chamados à sala com antecedência — a pequena torcida ficou de fora. Depois que todos os classificados entraram, a torcida pôde finalmente entrar e se alojar nos cantos da sala — alguns em pé e outros nas cadeiras restantes.

A disputa era simples: melhor de 3 jogos. Cada jogo com duração de 2 rounds. Ganhou, passou; perdeu, tchau.

A torcida sempre ativa — às vezes ativa demais e com deboches demais. Por sorte, sua maioria era de bem e aplaudia todos os jogadores, perdendo ou ganhando.

Por fim, o campeão foi Alexis Nothenberg, jogando com Ryu e Dhalsim. Ele foi premiado com o controle arcade Madcatz Standard Edition (Xbox 360/PC) e a versão de SFIV para PC. Após a premiação e fotos, ele bateu um  papo com um dos organizadores sobre a qualidade do evento. E agora, algumas horas após o fim do campeonato, está falando comigo — enquanto escrevo!

Invasores Espaciais: afinal de contas, o que conversou com o organizador!?

Alexis: Parabenizei pelo evento, falei da boa organização em geral. A organização do campeonato se deu ao trabalho de ler as críticas dos jogadores nos fóruns para melhorar a estrutura do evento na Saraiva e não repetir os erros comentidos no Eldorado e Anália Franco. Um exemplo disso foi a troca dos computadores para máquinas mais potentes, o espaço reservado só para o evento e as cadeiras para todos os competidores. Também dei uma sugestão quanto ao controle utilizado: o de Xbox 360. Por causa desse modelo de controle vários jogadores de peso não quiseram participar da competição. A participação desses caras poderia ter dado um rumo totalmente diferente ao campeonato. Eu disse a ele que para isso não acontecer nos próximos campeonatos, o ideal é que cada participante possa levar seu próprio controle.

IE: Você já participou de quais outros campeonatos? E qual foi o nível de dificuldade desse campeonato em relação aos outros?

A: Já participei de muitos. O último grande foi o EVO South America, em que fiquei em terceiro lugar — ou quarto, já que não teve disputa de terceiro lugar. O nível de habilidade dos participantes era bem alto. E todos puderam levar seus próprios controles, assim o pessoal ficou mais à vontade. Veio gente do Brasil inteiro. O campeão do EVO (um grande amigo meu) não quis participar deste evento na Saraiva justamente por causa do controle de Xbox. O nível de dificuldade deste campeonato foi perceptivelmente prejudicado pela obrigatoriedade do uso do controle de Xbox.

Depois de responder a essas duas perguntas, Alexis se virou assíduo para a TV e continuou jogando Street Fighter EX Plus Alpha, no PlayStation 2. Acho que é hora de encerrar. Não quero incomodá-lo mais:

IE: Obrigado pela entrevista, Alexis!

A: Eu quero ler isso aí antes de publicar! Calma aí!

Tags: , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: