Ninja

by

Metal Gear Solid 4 chega às lojas esse ano — só algum incidente muito grave na produção do jogo pode prolongar mais a espera –, e com ele chega, também, o fim da era Solid, suponho. Pelo que foi mostrado nos vídeos liberados do quarto episódio da série, o fim de Solid Snake parece próximo. Talvez ele nem morra no final do jogo, mas não creio que haverá mais jogos com Solid Snake como protagonista.

Enquanto Snake parece ir caminhando para o fim de carreira, Raiden vem crescendo, depois de conseguir o ódio da maioria dos fãs da série MGS por tomar o lugar de Snake como protagonista em MGS2. Hideo Kojima, criador da série, disse que em MGS4 os fãs verão Raiden de uma maneira totalmente diferente e gostarão dessa diferença. Dessa vez ele não toma o lugar de Snake como protagonista, mas será um personagem mais, digamos, cool. Ele não será um novato como era em MGS2; agora ele tem uma personalidade mais forte, menos infantil, mais seguro e frio. Raiden será o novo Ninja do jogo — literalmente. Ele não usa armas de fogo, apenas uma espada e sua agilidade.

Com a aposentadoria de Snake aparentemente tão próxima, não é difícil imaginar que Kojima queira que Raiden dê continuidade à série Metal Gear (Metal Gear Raiden?). Quando pensei nisso pela primeira vez, achei uma péssima idéia e já comecei a rezar para que isso não passasse pela cabeça do Kojima. Todos amam Snake, ele é o centro de tudo no jogo, até suas fraquezas são interessantes. Metal Gear sem Snake não é Metal Gear. Isso era o que eu pensava até jogar com Gray Fox.

Metal Gear Solid: Integral é uma versão de Metal Gear Solid com um CD bônus, que traz diversas fases no modo VR Training. Esse modo não tem ligação com o enredo do jogo. Nele, a única coisa que se faz é passar missões-teste para aumentar as habilidades do jogador. Uma das últimas missões liberadas permite que o jogador encarne Gray Fox, o Ninja de Metal Gear Solid.

A princípio, é estranho jogar com o Ninja. A jogabilidade muda quase toda. Gray Fox é mais rápido e dá saltos bem altos, dignos de um cyborg-ninja. Seus ataques com a espada são rápidos e letais — basta um golpe para que o inimigo caia sem vida. Ele ainda conta com a Stealth-camouflage, que o deixa invisível por um certo tempo. Alguns traços da jogabilidade de Snake permanecem, como escorar-se nas paredes para passar despercebido.

O que realmente fica interessante com essas alterações, é o ritmo de jogo. A agilidade e as habilidades letais do Ninja fazem a ação-stealth ser muito mais frequente e intensa. O jogador pode ir sorrateiramente até certo ponto da fase, analisar todo o campo de batalha e já calcular seus movimentos de acordo com o objetivo. Depois disso, o que se vê na tela é um ninja sagaz correndo, pulando e matando todos ao seu redor sem ao menos ser notado.

Metal Gear Solid: Integral é um jogo de Playstation, e isso limita bastante o potencial existente nas três pequenas missões jogadas com Gray Fox. Depois de terminá-las, não havia gostinho de “quero mais”, o gosto era de “quero um Metal Gear com o Ninja”. Foi quando o Raiden começou a ser cool pra mim.

A idéia de controlar o novo Raiden me parece muito mais atraente agora que senti o potencial que o estilo do personagem tem. Não digo que ele será o sucessor de Snake; nunca será! Snake é o deus da série. Mas perdi o medo de que um possível jogo protagonizado por Raiden como Ninja exista futuramente. Um jogo como esse não banalizaria a marca Metal Gear, só aumentaria a longevidade da franquia.

Solid Snake terá o seu fim em breve; espero que a história principal de Metal Gear Solid termine com ele e que surjam outras histórias tão envolventes quanto a de Snake para serem vistas pelos olhos de Raiden.

Tags: , , , , , , , , , ,

3 Respostas to “Ninja”

  1. Henrique Says:

    Gosto de Metal Gear, independente dos jogos em si, por tratar de assuntos contemporâneos de uma forma acessível.

    Como disse, gostei especialmente de Sons of Liberty. Agora, sobre um Metal Gear com Raiden no papel principal, creio que sairá para Wii.

    Penso que a série Metal Gear, com ou sem Snake, talvez passe por uma reformulação depois deste capítulo.

  2. ark Says:

    penso que com quem quer que seja a personagem principal,metal gear sera sempre um metal gear

  3. Douglas Says:

    oiie eu dou douglas.

    e eu queria saber como eu faço para jogar com o Gray Fox.

    me avisem dia 31 eu vejo a resposta

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: