Entrevista: Lizandro Falcão – FlightGear

by

Como dito na semana passada, aqui está a entrevista com Lizandro Falcão, webmaster e colaborador brasileiro do projeto FlightGear.

Qual sua relação com a aviação da vida real?

Já voei muito, mas só em aviões comerciais.

Como e quando você conheceu o projeto FlightGear, como se juntou à equipe de produção e se tornou webmaster do site oficial do FlightGear no brasil?

Conheci FlightGear há três anos e me tornei um entusiasta do projeto. Há um ano recebi a autorização de Curt Olson, mantenedor do projeto, para traduzir e manter o site do FlightGear em português.

Você é o maior colaborador para o projeto aqui do Brasil? Existe alguém a quem você e/ou o site sejam subordinados aqui no Brasil?

Pelo que sei, sou o único aqui no Brasil que colabora. Há algumas faculdades aqui que já usaram o FG em teses e projetos relacionados.

Com o que você já contribuiu, com o que está contribuindo e com o que pensa em contribuir para FlightGear?

Já traduzi o site oficial do FG (faltam algumas partes), estou traduzindo o menu da versão 1.0.0 para o português, e meu próximo passo é traduzir o FG Launcher.

De modo geral, há algum tipo de lucro gerado pelo FlightGear (por exemplo para o site gringo que recebe vários pedidos de DVDs com os cenários do mundo todo)?

Pelo que sei, o dinheiro adquirido com a venda de DVDs serve para manter os servidores funcionando.

Você está muito bem informado sobre as novidades do FG v1.0.0. Dentre essas novidades, quais você acha mais importantes e interessantes?

Mudou a engine do simulador, ficando bem mais realista. Muitas opções foram acrescentadas, como amerissagem (pouso e decolagem na água), sistemas de armas em caças, reabastecimento aéreo, lançamento de para-quedas, cenários melhorados em algumas partes do mundo etc.

Pra você, o que faltou ou o que ficou pior (se é que algo piorou desde a última versão) no FG v1.0.0?

Ficou pior de certa forma, pois se exige mais da máquina para rodar a versão 1.0.0. E ainda está faltando uma maneira para editar os aeroportos, pois alguns estão bem desatualizados.

No site, sempre vejo fotos de vôos com objetivos, como reabastecimento em vôo. Já até vi rumores – dos quais duvido – sobre DogFights. Existe algum tipo de vôo com objetivo? Quais? Há chances de existir um modo DogFight?

Bem, objetivo mesmo não tem. O objetivo maior do FlightGear é simular um vôo, e isso ao mesmo tempo é bem divertido. Mas há os cenários que permitem decolar de porta aviões.

Quais vantagens e desvantagens existentes entre FG e FS?

Os dois programas têm focos diferentes. O FS é um jogo, e tem o poder financeiro da Microsoft, que o torna mais atraente e superior em muitos sentidos, mas é caro, e não pode ser alterado. Já o FG é um simulador de código aberto, com objetivos relacionados à pesquisa científica e educacional em faculdades. Mas mesmo assim tem funções muito boas, e pode ser alterado por qualquer um.

Suponho que você não lucre com o site, ou com a colaboração na tradução de FG para o português. Nesse caso, o que te faz contribuir com o projeto?

Apenas um hobby, gostei bastante desse simulador.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

3 Respostas to “Entrevista: Lizandro Falcão – FlightGear”

  1. Gisele Says:

    Gostei muito da entrevista e gostaria de endereço de e mail para contato. Agradeço pela atenção.

  2. Cleiton Says:

    Gostei da entrevista e desde que conheci o FG (FlightGear), por acaso! Estou em busca de informações a respeito da aviação tal como o Lizandro, por diversão e conhecimento.

  3. Review de FlightGear: Versão 1.0.0 « Invasores Espaciais Says:

    […] Edit: a entrevista foi publicada aqui. […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: