Review de FlightGear: Versão 1.0.0

by

O simulador de vôo FlightGear é um projeto livre, de código aberto, tem suporte à maioria dos sistemas operacionais de hoje e vem sendo desenvolvido por pessoas de boa vontade e amantes da aviação de todo o mundo. Apesar de já ter alguns anos de estrada, só agora o projeto vem se popularizando no Brasil e muita gente vem utilizando FlightGear como um substituto prático e barato (é gratuito) para o Flight Simulator, o famoso simulador de vôo da Microsoft.

seneca-flash.jpg

O primeiro simulador de vôo com o qual tive contato foi FlightGear. Há pouco mais de um ano, final de 2006, por sorte encontrei o simulador no Baixaki, vi que era freeware e pensei que não seria lá essas coisas. Baixei, vi que não era o que eu imaginava, era uma coisa bem feita. Fui fuçando e tentando aprender o básico com os aviões mais simples, como Cessna 172. No começo, mesmo com um avião de fácil controle, apanhei bastante. Com o tempo, fui pegando prática e inventando minhas próprias técnicas de decolagem e pouso. Até que um dia encontrei na internet mais pessoas que jogavam, e fui trocando experiências. Em novembro de 2007, depois de mais de um ano voando casualmente no simulador, a nova versão, 1.0.0, foi liberada.

Ao baixar a nova versão, me surpreendi (de novo) com o tamanho do arquivo de instalação do pacote principal, o qual contém o simulador, algumas aeronaves e alguns cenários: apenas 172MB. Mas claro, esse é apenas o arquivo de instalação do simulador em si; no site oficial é possível baixar mais aeronaves (de todos os tipos e épocas) e cenários de qualquer parte do mundo, com os aeroportos reais e principais construções.

Existe todo um sistema de horário e tempo. Caso se tenha conexão com a internet à disposição, pode-se jogar com as condições de tempo e horários reais do lugar onde escolher. Nas viagens distantes, é necessário ter baixado e instalado todos os cenários por onde se vai passar, óbvio. Caso você faça o pedido, no site oficial, dos três DVDs com o cenário do mundo todo, nem há com o que se preocupar: sempre haverá chão em baixo de você — às vezes isso não é bom.

picture-0005.jpg

As modificações da nova versão não são tão significativas quanto eu esperava. O cenário de San Francisco, padrão de FlightGear (com o aeroporto mais ajeitadinho do simulador, suponho) ganhou alguns pequenos detalhes, mas nada muito grande, apenas detalhes mesmo, como a adição de alguns prédios que devem ser famosos por lá. Na jogabilidade, a grande evolução são as decolagens e pousos aquáticos. Nas versões antigas, o mar era duro (!) como qualquer outra parte da pista de pouso. Então o jogador não tinha medo de passar da pista de pouso, já que o avião daria apenas um pulinho e cairia no mar, de onde poderia pegar vôo novamente (quem está aprendendo a jogar costuma fazer muito isso, já que não se importa em tentar ser perfeito nos pousos; quer apenas aperfeiçoar suas técnicas falhas). Agora o mar simula o mar! Existem aviões com esquis acoplados, próprios para se pousar na água. Com essa mudança, cair na água com um avião sem esqui significa morrer. Claro, no simulador ninguém morre. Nem mesmo há explosões, pois é um simulador de vôo, não de tragédias. Se seu avião toca o solo de maneira inadequada — muito forte –, o máximo que acontece é ficar travado, o que significa que em um caso real, o pouso não seria feliz. Então tudo que se pode fazer é ir às opções e recomeçar a simulação.

Outras mudanças aconteceram na interface do jogo. Desde o menu de escolha da aeronave até o menu de vôo nota-se algumas pequenas mudanças. A escolha das aeronaves agora é um pouco menos complicada, já que os modelos de aviões estão separados de uma forma mais fácil de encontrá-los. Já dentro da simulação, existe uma opção que permite que os menos experientes tenham mais facilidade para decolar. Alguém que não seja piloto ou não tenha contato com simuladores já há algum tempo, não é capaz de ligar a aeronave. Agora, apenas escolhendo a opção Auto Start, os motores e as luzes de navegação ligam sozinhas, o que facilita a vida dos novatos.

E a mudança mais significativa de todas, suponho, é o chat in-game. Antes não se comunicava com os outros pilotos que estivessem jogando em rede, mas com a adição do chat, voar on-line será bem mais interessante. Por enquanto, apenas comunicação por texto será oferecida. Mas espero que FlightGear futuramente tenha estrutura pra criar um servidor de comunicação por microfone. Alguém da produção deveria criar um servidor de comunicação por voz pelo TeamSpeak e fazer dele o padrão, enquanto não é criada uma estrutura de comunicação do próprio jogo.

f4u-final.jpg

A adição mais simples do simulador ficou sendo os sons dos pneus tocando o chão no pouso. O som da outra versão, se existia, era tão fraco que passava batido aos meus ouvidos.

E a parte ruim dessa nova versão? Ah, sim, ela existe. Bom, pelo menos de um certo ponto de vista. O jogo ficou um pouco mais pesado. Dependendo da configuração do seu PC, pode haver algumas travadinhas logo na decolagem. Nesses casos, o ideal é esperar o computador tentar carregar tudo até se arriscar uma decolagem. Alguns pequenos, porém fatais, lags acontecem durante os vôos. Isso aconteceu no meu computador, que não é tão potente assim, mas roda Half-Life 2 sem problemas. A configuração mínima para se jogar FlightGear é memória RAM de 512mb, processador de 2.0GHz, placa de vídeo de 128MB (essa configuração é sugerida por mim, não pelo site oficial).

Outro ponto negativo são alguns pequenos bugs não corrigidos no 1.0.0. Um exemplo é o botão de reset que não funciona caso você tenha selecionado Instant Replay. Sempre depois de ver um replay, vejo-me obrigado a ir ao menu principal do jogo e recomeçar. Mesmo que haja uma técnica para contornar esse problema e recomeçar a simulação sem voltar ao menu principal (técnica que desconheço), a lógica mais simples e que seria mais apropriada ao jogo — apenas clicar no botão Reset — não funciona.

Comparado a Flight Simulator, FlightGear tem vantagens e desvantagens talvez equivalentes. Nessa comparação, o que mais pesa é o fato de FG ser gratuito e FS ter o preço de um jogo normal para computador: 100 reais, em média. Por não ser um jogo grande (desconsiderando os cenários), FlightGear pode ser baixado rápida e praticamente, em menos de uma hora, dependendo da velocidade da sua internet. Já FS tem uma qualidade gráfica muito superior, o nível da simulação também é superior em praticamente todos os aspectos, desde o modo como se liga uma aeronave até a física em si; conta também com uma estrutura de rede melhor, o que possibilita mais interação entre os pilotos.

seneca-singleengineapproachedhl.jpg

FlightGear e Flight Simulator são simuladores muito bons, mas cada um é direcionado a um tipo de jogador. FlightGear é tudo que um iniciante precisa, e pode ser usado por bastante tempo, até se mudar para o FS. Flight Simulator é o simulador para os aficionados pela aviação e que já têm uma noção muito boa de vôo. Se você nunca teve contato com simuladores, FlightGear v1.0.0 é perfeito pra você. Se depois de se tornar PRO em FlightGear você ainda quiser maiores emoções e com mais realidade (e tiver um hardware bem potente), não pense duas vezes: compre Flight Simulator 2004, que deve estar bem barato, já que a última versão é Flight Simulator X.

Se tudo der certo, na próxima semana postarei uma pequena entrevista com um brasileiro que participa do projeto FlightGear.

  • Edit: a entrevista foi publicada aqui.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

39 Respostas to “Review de FlightGear: Versão 1.0.0”

  1. jean Says:

    quais sao os botoes que acelera que elvanta vou e etc…

  2. neto Says:

    como é que eu jogo esse jogo?

  3. como se goja esse jogo? Says:

    eu nao sei como joga quais as tlecas

  4. sandino Says:

    sou pricipiante e nao sei nem sair do chao. como eu fasso pra mim decolar e me divertir. eu nao tenho joystic so estou com o teclado mesmo fico grato pela ajuda obrigado.

  5. cesar Says:

    Pow cara vc colocou um monte de informações importantes menos uma, como se joga, qual é as teclas usadas para controlar, como se acelera e tudo mais. Abraçaum cara

    • marcos abraão Says:

      olá sou principiante mais ja sei algumas coisas:
      (s) ignição
      (page Up) acelera
      (page Down) desacelera
      (b) freia
      (shift b) solta freio de mão
      espero ter ajudado!

  6. lucas Says:

    po sei como acelera vc fica apertando 9,mais tem um ploblema nao sei como colocar piloto automatico eu saio do chao tudo direito mais nao acho um aeroporto

  7. lucas Says:

    tenho outro ploblema ele é muito pesado por isso ele da alguns lag ,o pessoal que nao sabe acelerar… vao em help em comandos basicos

  8. marcelo Says:

    ue nao sei nem sair do chao, como que joga isso?

  9. gustavo bacalhal Says:

    to baixaando esse jogo como q faiz para joga???
    quantos q custa o jogo Flight Simulator ???????
    existe um tipo de volante ou qualquer coisa q possa dirijir o avião não sendo o teclado???????
    e mais uma coisa tem o aero-porto de bh(belo horrizonte-mg) se tive invia o url pro meu e-mail.ok?
    valewwwwwwwwww

  10. Nel¥s Says:

    eu sei jogar se tiverem duvidas me adicionem: nelson_joeirinho@hotmail.com

  11. Guilherme Fonseca Says:

    velho não consigo jogar esse jogo. quais são as teclas para vooar e pousar? se puder mim ajudar mim manda pelo email valeu…

  12. carrara Says:

    não consigo nem abrir o programa, alguem pode me ajudar.

  13. CARDOSO Says:

    EU BAIXEI O JOGO MAIS ELE FICA CARREGANDO E NAO ABRE NEM A PAU SE ALGUNS DE VC S SABER OQ UE E ISSO ME FALAM POR FAVOR

  14. wellington Says:

    como faço para ir ate o aeroporto de destino com o aviao que estou pilotando sigo qual das linhas dos intrumentos se puder me dizer muito obrigado valeu

  15. kaio henrique Says:

    Enter: mover leme para direita
    0/Ins: mover leme para esquerda
    1/END: baixar compensador
    2/UP: subir profundor ou altitude PA
    3/PgDn:baixar acelerador ou aceleração PA
    4/Seta: mover aileron para esquerda ou ajustar proa PA
    5/KPS: centralizar aileron, profundor e leme
    6/Seta: mover aileron para direita ou ajustar proa PA
    7/Home: subir compensador
    8/seta: baixar profundor de altitude PA
    9/Pgup: subir acelerador ou aceleração PA
    !/@/#/$: selecionar motores
    b: aplicar todos os freios
    B: freio de estacionamento Ativ/Desat
    CTRL-B: freio aerodinâmico Ativ/Desat
    CTRL- A: PA fixar altitude
    CTRL-G: PA fixar rampa de descida
    CTRL-H: PA fixar a proa
    CTRL-N: PA fixar rumo NVA1
    CTRL-P: PA manter arfagem
    CTRL-S: PA auto-aceleração
    CTRL-T: PA fixar terreno
    CTRL-W: PA nivelar assas
    G/g: subir/baixar trem de pouso
    J: baixar spoiler
    K: subir spoiler  
    L: fixar roda da bequinha
    S: ignição do motor selecionado
    ,/.: freio esquerdo/direito(virgula e ponto)
    ~: selecionar todos os motores
    []: subir/baixar os flaps
    {}: subir/baixar magneto no motor selecionador
    F6: PA modo proa real
    F11: janela de configuração de piloto automático
    Delete: reversos de turbina
    PageUp: acelerar turbinas
    PageDown: desacelerar turbinas

  16. kaio henrique Says:

    se quiser tambem baixe a tradução para português
    site: http://www.hospedaki.info/flightgear/traducao/fg-1.0.0-pt.exe
    AVISO: ESSA TRADUÇÃO SÓ FUNCIONA NA VERSÃO 1.0.0!

  17. William Says:

    Porque não fazem como eu e compram a versão 1.9?
    E bem melhor

  18. rogerio Says:

    oi gente , me ajudem pq…..
    eu tento jogar mais nao consigo,
    eu ja escolhi o aviao e o aeroporto ,mais ai eu aperto run ou executar, ai abre uma tela….
    mais fica muito tempo carrgando e nao entra o jogo me ajudammmmmm

    eu amo o flightgear mais ainda nao joguei… me ajudem

    mande um email pliz para

    chuchumestre@hotmail.com
    OU
    r-tam@bol.com.br

    me ajudem fuii

  19. rogerio Says:

    me ajudem gente nao cosigo jogar

  20. rogerio Says:

    gente o problema é o seguinte, eu tento e tento
    mais qunado voce jogar eu escolho o aviao e o aeroporto , mais quando aperto o botao run ou executar aparece a tela carregando mais nao coigo jogar me ajudaem oque eu faço?
    mande um email para chuchumestre@hotmail.com OU r-tam@bol.com.br

  21. kaio henriqur Says:

    Se vc ñ tiver no minimo 64M de video alem do jogo demorar a entrar(coisa de uns 7 minutos) ele vai ficar travando muito

  22. kaio henriqur Says:

    a é vc tem uma memoria de 256M e nao tem placa de video boa ele nao vai executar

  23. victor stanley Says:

    mano o jogo deu uma pane,nos graficos,em vez de mostrar montanhas pista de D e P maostra riscos os helicopteros coloridos algue pode me ajudar a configura o jogo de acordo com o normal!
    email:victorstanley1@hotmail.com

  24. victor stanley Says:

    GENTE DESCOBRI OS BOTOES DE FUNCIONAMENTO.MAIS ESTOU COM DUVIDA DE COMO LIGUAR OS FOROIS ME ENCINÃO?

  25. pedro Says:

    eu quero saber como que faz missão ?????

  26. Ralf Says:

    Eu quero saber c esse jogo te missão
    no começo eu ate jogava mas depois o jogo deu pau eu clica em executar e ele fica carregando e não entra nunca
    alguem pode me ajudar?

  27. Cmte steve Says:

    Fala aew mulecada…
    decolagem do seneca.
    1. ligue os motores: ctl+] 3 vezes.
    s+shift para dar gas aos motores.
    2. alinhar flaps: ] 2 vezes
    3. potencia aos motores 80% ctr+s+pageup
    4. libere os freios: shift+b
    5. mouse botao esquerdo apertado, velocidade de 100 nós
    6 puxe lentamente o manche ( mouse para tras)
    vc estara no ar….
    falow!

  28. KIKO Says:

    Aí pessoal do F. Gear. Tenho um PC potente de última geração e o simulador de voo FSX há dois anos. Rodo o FSX com a maior facilidade.
    O problema é que instalei o F. Gear só pra matar a curiosidade e para minha surpresa, ele não roda. Fica carregando um século e depois que a aeronave está na pista, tudo parece travar. Os comandos demoram muito pra responder e nada acontece. Repito: meu PC tem sobra de GHs. com jogos de até 20 Gigas.
    Alguém pode me explicar por que não roda este simulador?

    OBS: baixei o simulador no Baixaki.
    Saudações a todos.

  29. kevin loff Says:

    valeu pelas dicas

  30. diego Says:

    oi sou,eu baixei esse jogo porque eu fasso aulas praticas ai no meu curso mandou eu botar esse jogo no pc,mais como eu estou fazendo curso de piloto eu queria saber como é que fais para o avião boeing sair do lugar,quero que mim ajudem-me obrigado!!

  31. ALYSSON Says:

    POR FAVOR QUERIA SABER COMO SE PILOTA UM HELICOPTERO NO SIMULADOR ! ESPERO RESPOSTA PLX

  32. LEANDRO Says:

    BOM,TENHO O FLIGHTGEAR MAS OS AEROPORTOS SÓ TEM AS PISTAS MAIS NADA POR QUE ISSO?POR FAVOR MIM RESPONDA.leandro_evg@hotmail.com

  33. kennedy Says:

    gente eu não acho novas aeronaves para baixar
    kem suaber um site menos o do flightgear pq eu ja baixaei todas as aeronaves de la
    mais kem souber um site mi mandem pelo meu mi add i mi mandeeem

    kennedyzika@hotmail.com.br

  34. AFs Says:

    G = Trem De Pouso
    B = freiar/desfreiar aeronave

    Comandos baásico para iniciante

  35. joão victor alves dos santos Says:

    Meu eu jogo todos os flightgears do mundo inteiro mais ainda não sei uma coisa ! Eu não consigo ponhar em um aeroporto daki do Brazil ,por favor me falem o que eu faço?

  36. Wellington Says:

    antees quando eu tinha ele , tinha aviões que chegava e porq nao chega maiis ?? :S mim ajuda Genteeeeee”

  37. Lucas Gabriel Says:

    como pilota o bo104c eu não sei pilotalo

  38. Luis Carlos Says:

    e ai rapaziada o meu problema é q não consigo colocar o aeroporto no gps não sei como fazer se tiver algum amigo q saiba e me der um tok ficaria agradecido um abraço aos q amam a aviação.

Deixe uma resposta

