(Des)Vantagens do Conteúdo Online

by

Século XXI, evoluções tecnológicas em todos os cantos do mundo, do país, da sua casa. A cada dia que passa, todo tipo de tecnologia é criada e outras aperfeiçoadas, e sempre mais rápido. O café, antes feito no fogão, agora tem uma máquina destinada ao seu preparo, rápido e prático; os discos rígidos de antigamente são equivalentes a pequenas porções da capacidade de um DVD. Enfim, tudo tem evoluído muito, e rapidamente.

Nos videogames a evolução aconteceu com a mesma intensidade e velocidade. Em vinte anos, o entretenimento eletrônico evoluiu um milênio. Antes, a experiência de se jogar videogame se restringia à sua casa, amigos da rua; agora, joga-se com qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo.

Esse tipo de experiência veio primeiro nos jogos de computador, uma plataforma que já tinha estrutura para comunicar-se à distância com outras máquinas mais facilmente, pois já tinha toda uma interface de rede. O videogame evoluiu, evoluiu, e se transformou praticamente em um computador, mas focado no entretenimento, incluindo toda a infra-estrutura de comunicação necessária para se jogar com pessoas de todo o mundo.

Isso possibilitou, também, o aprimoramento progressivo dos softwares de jogos, as famosas atualizações, que antes eram vistas só em jogos de PC. Ótimo! Agora nossos jogos estarão sempre sendo atualizados, todos os erros corrigidos, e não importa de que console eles sejam!

Sim. Isso é verdade. Tudo é sempre consertado no final. Imagine como devem ter mais tranquilidade desenvolvedores de jogos de PC, Xbox, Xbox 360, PS3 e Wii comparado aos de antigos consoles como PS1 e até mesmo o PS2 — que não tem até hoje uma interface de rede decente e provavelmente nunca terá — por saber que qualquer erro que passar batido e for pro produto final será corrigido em uma futura atualização.

Existe esse desleixo por parte de desenvolvedores? Acredito que uma minoria seja desleixada conscientemente. Mas a possibilidade de tirar bugs em atualizações futuras pode deixar o mais atento designer não perceber detalhes que podem ser prejudiciais à jogabilidade. Ou seja, inconscientemente, eles se desleixam. Bugs que não existiriam se o produto final fosse realmente final, acabam se tornando realidade.

Outro ponto — muito mais importante, por sinal — é a venda de conteúdo online. Quatro mapas de Beautiful Katamari são vendidos pela Live (apenas na Ásia, por enquanto, se não me engano) por 200 Microsoft Points. Beleza. Caso eu compre, estarei pagando por conteúdo extra… ou não? Eles já não teriam colocado tudo no jogo se não houvesse a possibilidade de vender pela rede depois? Talvez. Mas no caso de Beautiful Katamari é pior. Esses quatro mapas já estavam, de fato, no jogo; o que se compra pela live é um arquivo de 384kb que serve como chave para destravar o que já estava no jogo. Exploração?

Esses exemplos mostram que a evolução traz consigo algumas desvantagens. Talvez o futuro seja assim mesmo: paga-se mais pelo mesmo. Talvez tudo, não só na tecnologia, siga esse rumo e as inovações de todos os tipos sirvam para tirar mais dinheiro do seu bolso. Vejo muito mais vantagens do que desvantagens na tecnologia de hoje. Mas isso não serve de comparativo, já que estamos sempre nos acostumando com o novo.

Tags: , , , , , , ,

Uma resposta to “(Des)Vantagens do Conteúdo Online”

  1. Rodrigo da Silva Says:

    É eu tenho que concordar com você.
    Elogio seu texto está realmente muito bem produzido ^^

    Parabens pelo blog.
    Voltando ao assunto principal, bem eu tenho que concordar que é uma grande desvantagem, mas no final até que é bom ter conteudo atualizavel não? o problema é o abuso que aconteçe ^^

    Mas no final esses conteudos nem são tão importantes/caros assim.

    []’s

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: