Marketing In-game

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Hellgate: London é um jogo para PC que está sendo desenvolvido pela Flagship Studios. Assimila-se a Diablo em seu estilo — os próprios criadores de Diablo estão por trás de HG:L.

Há alguns dias a versão demo foi disponibilizada na internet. Muitas pessoas que testaram notaram a existência de propagandas in-game (há suspeitas da presença de Adwares também). O problema é que muitos dos supostos futuros jogadores ficaram meio desapontados com isso, pois esse marketing in-game mostra que a desenvolvedora quer mais dinheiro. A Flagship disse que esse conteúdo é para proporcionar maior realidade ao jogo, já que este se passa em um futuro próximo e em Londres, cidade onde o jogo se passa, existem esses tipos de anúncios.

Pensando um pouco mais a fundo sobre esse tipo de marketing e o dinheiro que isso envolve, percebi algum benefício em potencial aos próprios jogadores.

A chegada dos consoles de nova geração trouxe também muitos gastos para as desenvolvedoras dos jogos (a tecnologia utilizada é mais complicada e exige mais dos funcionários), fazendo-as até cancelar alguns contratos de exclusividade com certas empresas — donas de consoles — para venderem mais e não saírem sem lucro. Tudo ficou mais caro, para as empresas e para o usuário final, ou você acha que os jogos não chegam às suas mãos com um preço maior?

Qual seria a saída, então? Começando com um discurso velho: Com esse mundo globalizado, onde existe um McDonald’s em cada esquina, ao lado de um Burger King, qualquer propaganda que empresas globais conseguirem ao redor do mundo, é lucro. E uma possibilidade muito boa são os próprios jogos de videogames, que estão potencialmente em todo o mundo, sendo uma ótima opção de marketing.

Se as desenvolvedoras começassem a vender espaços no jogo, destinando-os às propagandas, isto massivamente, talvez elas tivessem lucro o suficiente para reduzir o preço para o usuário final, que seria o alvo principal desses anúncios in-game. Ou seja, diminuir os preços para que mais gente tenha acesso às propagandas. Isso seria possível?

Esses anúncios, se feitos de maneira correta em um jogo, podem trazer benefícios?

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