Tema da Redação UFG

by

Nos dias 10 e 11 de dezembro, ocorreu em Goiânia a segunda fase do processo seletivo da Universidade Federal de Goiás. A segunda fase sempre foi temida por ser totalmente discursiva — respostas escritas à mão, nada de alternativas. Junto a esse desafio, também está o de escrever uma redação, que vale mais do que qualquer outra prova (metemática, português etc.). E o tema da redação é um mistério até a hora da prova.

Nos últimos três anos, os temas de redação que a UFG propôs foram abstratos, coisas como felicidade, mentira e por aí vai. Todos esperavam um tema no mesmo estilo, mas se surpreenderam. A interferência do universo virtual na construção das relações sociais. Esse foi o tema desse ano.

Na própria prova de redação há uns trechos de textos aleatórios que te norteiam na escrita, a chamada coletânea. Esse ano havia 9 textos, e alguns bem interessantes, citavam Matrix (filme), Facebook (relacionamentos), Orkut (relacionamentos), YouTube (comunidade de vídeos), Diamond Lounge (relacionamento restrito a VIPs) e Second Life (jogo de relacionamento).

Havia três propostas de redação diferentes, mas todos envolvendo o mesmo tema. O primeiro era um Conto Fantástico, espécie de narração; segundo era Carta de Reclamação; e o último, Manifesto. Cada uma proposta aborda um assunto diferente dentro do tema. No Conto Fantástico, deveria-se escrever uma história de um novo jogador de Second Life, mostrar o aprendizado dele nesse novo mundo, e criar um enredo com complicações, climax e desfecho. A Carta de Reclamação era destinada aos chefes do Diamond Lounge que teriam te expulsado da comunidade sem dar motivos. E no Manifesto encarnava-se em um estudante universitário que, junto a outros alunos, tiveram dados pessoais roubados da universidade por um hacker.

As três propostas eram interessantes, e ainda havia à disposição uma bela coletânea para usar como base. O tema ajudou todos, acredito. Porque falar sobre coisas como felicidade e mentiras não é legal e nem fácil, pelo menos com as propostas que eles exigiam.

A escolha do tema e das propostas de redação do processo seletivo da UFG esse ano mostra que esses recursos digitais estão presentes na vida de praticamente todo mundo, até na dos velhinhos professores de redação que escolheram o tema (tenho esse estereótipo de velho em mente. Nunca vi um professor desses, então…). Orkut, YouTube e até mesmo Second Life já são realidade na vida de todos nós, e como diz o tema, interferem na construção das relações sociais, tanto no lado negativo quanto no positivo. Esse é o mundo de hoje. A tecnologia evoluiu, os jogos deixaram de ser brinquedos para serem uma interferência nas relações sociais — também no bom e mau sentido.

About these ads

Tags: , , , , , , , , , , ,

7 Respostas to “Tema da Redação UFG”

  1. Bárbara Alves Says:

    Olá,

    Bom eu queria elogiar o tema do ano passado. Ele foi fácil de encontrar argumentos, mas, requeriu muito conhecimento.

  2. Amanda Costa Says:

    Oi,

    Olha pra começar é sempre bom colocar um tema que confronta com a realidade em que vivemos, eu gostei desse tema e acho que ele realmente tem surtido um efeito na vida de muitas pessoas.

  3. Matheus Says:

    Oi,

    Prieiramente o tema foi , o cu da sua mae!

  4. Izabella Cattory Says:

    ola, voces nao sabem colocar conteudo nesses site o oque todos nos preocuramos é oq queremos achar mais por favor me ajudem

  5. Laura Says:

    Gostei desse tema. Realmente exige um certo conhecimento por parte do autor, além de ser atual, retratando a situação que muitos de nós presenciamos quando temos contato com a Internet.

  6. Camila Says:

    Gostei do tema.Mas fica muito vago, se o candidato não dispor de muito conhecimento.Espero algo diferente esse ano.

  7. Marcio Says:

    Galera o tema nao foi facíl.Cada ano que passa o sistema complica mais,entao vamos estudar, so assim podemos conseguir uma vaga,sei que hoje todos nós sonhamos, com uma vaga na universidade federal.O sistema é tão cruel que já fez novas mudaças na ortografia,agora vocês reflitam tal justificação,so assim vão percebendo como funciona os fatos citados.Abraços a todos os CDF….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: